FlashArray File Services

Unifying block and file storage in FlashArray systems

Pensando na demanda por sistemas que exigem maiores capacidades de uso de serviços de arquivos, conhecidos como block and file servers, a Purestorage, que já há algum tempo têm em seus FlashArrays a utilização de volumes virtuais aprimorou seus recursos e adicionou novos. Agora é possível alocar um host para compartilhar arquivos de sistemas, como serviços de home directories, compartilhar projetos, perfis de VDI´s e muito mais. De uma forma geral a funcionalidade ficou ainda mais simples e de fácil administração. Simplesmente cria-se a estrutura de compartilhamento na mesma camada de storage e entrega para o sistema destino através de compartilhamentos.

FlashArray Estrutura de Serviços de Aquivos (File Services)

Para entregar de forma universal, a Purestorage suporta protocolos já consolidados no ambiente de servidores e storage. Procotolos com o FCP, iSCSI, NVMe, SMB, NFS, HTTP suportam o acesso ao sistema de compartilhamento através do FlashArray. Abaixo temos uma ilustração exemplicando de forma simples o modelo de entrega. Observem que o modelo de entrega utiliza inúmeros protocolos para service files. Na ilustração, abaixo,  podemos notar que o uso de file server são horizontais, tanto para o uso em storages físicos e virtuais, o que dá um ganho enorme de desempenho porque a camada é unificada pelo o Purity garantindo maior performance, data reduction principalmente, balanceamento, criptografia, recuperação em caso de desastres em muitos mais o que o FlahsArray pode entregar.

O FlashArray utiliza o modelo de implementação através o VFS (Virtual File System) para uso em cima do protocolo SMB and NFS. Sendo que o VFS nada mais é que um Data Store entregue via Virtual Server. O papel do Data Store é gerenciar o VFS provendo escalabilidade e performance para milhões de arquivos compartilhados. Com este tipo de estrutura de entrega os serviços de entrega de volumes de serviços de arquivos podem ser entregues para os hosts, e estes gerenciarem o acesso, aumentar ou diminuir o tamanho do volume, realizar snapshots, fazer replicação via Purity ActiveCluster ou ActiveDR bem como aplicar camadas de Protection Groups nos volumes entregues. 

Estrutura do VFS

O VFS uma estrutura que garante a integridade dos dados não expondo os clientes de acesso mesmo que estes naveguem por diferentes diretórios de arquivos entregue para um host ou servidor de arquivos. Todas as operações do VFS, criação, alteração, truncate, move ou exclusão de dados são transacionais. Se por exemplo tivermos algum tipo de falha o código, Purity//FA é capaz de garantir toda a hierarquia sem que haja perda para o client de acesso ao serviço de aquivos. Como todo FlashArray, os sistemas de file services são protegidos por criptografia AES-256 quando gravados no DFM DirectFlash Module and NVRAM. Toda a gerência para proteger e manter a segurança dos dados são na camada de código. Em resumo, quando utilizamos a estutura de serviços de arquivos do Purestora FlashArray temos a certeza de que as features embarcadas no código, como SafeMode, Snapshot, Replicação, Deduplicação e perfomance estão presentes na sua estrutura.


 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pure Storage: Porque é um Storage diferente.

Pure Storage vSphere plug-in para FlashArrays

Pure Storage NDU - Non Disruptive Upgrade