Pure Storage vSphere plug-in para FlashArrays

 

Uma das integrações mais bacanas que o Pure Storage com o Flash Array pode oferecer é o plugin para ambiente VMWare. Ele permite ter uma visão global do ambiente in-premisses com olhar clínico fim-a-fim da camada de virtuazação, hosts, storages e ainda prover recursos muito interessantes de análise com um dashboard rico em detalhes.

A instalaçao é muito simples e interativa. Existem 3 formas de instalação que vão desde da instalação do VM Analytics Collector, passando pelo o vSphere Remote Client Plugin e permitindo que o SysAdmin instale em modo offline: uma forma de utilizar localmente, caso o time de SEC entenda que as informações devam ficar dentro de “casa”. Algo muito comum em setores financeiros.

Abaixo exemplo de deploy e suas opções.


Com esta facilidade o plug-in permite ao Administrador do ambiente virtualizado obter insights e gerenciar todo o ambiente que estiver conectado via vSphere Client permitindo coletar informações importantes de objetos e ainda provisionar recursos quando julgar necessário. Oferece uma visão de como realizar troubleshooting e agir imediatamente para sanar qualquer agressor da camada.

Abaixo temos um diagrama bastante explicativo de como são as interconexões e suas etapas, bem como a adição de camada de segurança entres os devices.



Para que o administrador tenha acesso ao todos os recursos através do vSphere Plug-in será preciso permitir alguns poucos privilégios no vCenter Server. Os privilégios são para acesso a dar um browser nos folders do vCenter para coleta de dados e alimentar o dashoboard com as informações coletadas. Dentre as muitas ações que administrador pode tomar temos a da visibilidade de uma vm com alto cosumo de memória, vcpu, entrada e saída (IO), latência e os paths (caminhos) que a vm tem dentro de cada nó da arquitetura. Tudo isso é de grande valia para análise aprofundada da camada de virtualização.

O plug-in não se limita a linha de troubleshooting ou análises. É possível utilizar recursos de controle de acesso com base em controle de acesso (RBAC) segregando e limitando acesso a 1 ou diversos FlashArray por exemplo.

Permite que o administrador crie datastores, faça resizing, adicione ou remova datastores de um host, tire snapshots, destrua em definitivo um datastore, crie protection groups e execute UNMAP em datastores. UNMAP é um recurso que pode ser executado esporádicamente para solicitar o space reclamation no qual libera espaço em storage.

Outros recursos que o administrador pode utilizar são adição de novos FlashArrays, visualizar configurações de Hosts, hosts groups, adicioná-los ou removê-los. Configurar ambientes iSCSI. Prover acesso e gerenciamente de NFS, replicar dados entres array, gerencia vitural volumes e muito mais.

A grande maioria das funcionalidades do FlashArray estará disponível para o administrador dentro da console do vCenter facilitando as atividades diárias e provendo maior visibilidade do ambiente nas camadas aqui já listadas.

É um ótimo recurso, que quando adicionado limita em muitos os pontos de falhas para análise, exige menor esforço administrativo, reduz o tempo de linha de solução de problemas. Garante exclusividade de acesso devido a sua integração segura entre o ambiente on-premisses e o Pure1 da Pure Storage.

Abaixo uma visão macro do dashboard pós deploy do vSphere Plug-in.


Não há custos para realizar o deplou do vSphere plug-in. Apenas alguns requerimentos para a vm.

  • Online and Offline Pure Storage Appliance OVA Requirements
    • 4 vCPUs and 8GB Memory
    • 3.6GB datastore space thin provisioned / 40GB datastore space thick provisioned
    • Supported to be deployed on vCenter 6.7 U3 (VMware does not certify remote plugins on vCenter version 6.7, but remote plugins are supported on 6.7 U3+).
    • Certified and supported on vCenter 7.0+.
    • Can be deployed on VMFS or vVols datastores
    • Single static IP address on management network (or DHCP scope) required
    • Access to the Pure Storage FlashArray's management interface that will be used with the Remote Plugin via port 443
    • Access to the vCenter Server where the Remote Plugin extensions will be registered via port 8443 and 443
      • 443 outbound from the OVA and inbound for the vCenter
      • 8443 outbound from the vCenter and inbound for the OVA
    • The remote vSphere plugin runs on Pure Storage's OVA as a Docker container. Docker has its own bridge network configuration, with the default being a 172.17.0.1/16 subnet and 172.17.0.1 is the gateway. If your internal network configuration overlaps with this default, you must change the Docker bridge network via the fields in the OVA deployment wizard (step 11 below) to avoid IP address conflicts.
  • Pure Storage vSphere Plugin Requirements
    • IP address or FQDN of vCenter
Recurso muito rico em detalhes e de fácil deploy que irá contribuir muito para o dia a dia de ambientes com o Storages Pure Storage.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pure Storage: Porque é um Storage diferente.

Pure Storage NDU - Non Disruptive Upgrade