Pure Storage VMWare OVA Overview

Uma das ferramentas mais que mais agregam valor para o time da BU de administração de storages é o Pure Storage Vmware Appliance. Esta ferramenta utiliza o Remote Plugin em conjunto com o vSphere Client e entrega para o Pure1 um visão global avançada de todo o ambiente virtualizado que utilizam storages Purestorage. Os detalhes de cada vm, datastores, latência, iops, performance e tudo que for relacionado a uma vm é facilmente acessado através de um único painel na console do Pure1.

O deploy desta ferramente é simples, de fácil implementação e não requere interação com o time da engenharia da Purestorage. Abaixo url para deploy https://support.purestorage.com/Solutions/VMware_Platform_Guide/Release_Notes_for_VMware_Solutions/Release_Notes%3A_Pure_Storage_VMware_Appliance

Basta que o acesso ao Pure1 serja feito e através dele realizar o download do OVA para deploy posterior através do VMware vCenter Server. Abaixo uma topologia extraída do site da Purestorage contendo em ricos detalhes cada etapa de coleta e forma e conexão. Sempre segura entre os endpoints, pois ela utiliza tokens super seguros para fecharem o canal entre o ambiente origem e o destino, no caso o Pure1.

Como podemos usufruir de toda riqueza de recuros?

Suponhamos que o time de banco de dados escale a BU de Administração de storage para comunicar uma lentidão nas transações durante as várias camadas de um site de vendas online. O time de banco analisou e identificou uma possível lentidão em uma das camadas transacionais durante a etapa de finalização de venda.

A BU de storage visualmente identificará no dashboard do Pure1 e, através de muitos filtros possíveis escolherá a vm de banco de dados. Nela ele irá realizar o troubleshooting para analizar em conjunto com o time de banco de dados quaisquer latência ou I/O em datastores entregue para ela. Junto a isso soma-se o fato que no próprio Pure1 é possível ter uma visão global de cada Purestorage que fazem parte da infraestrutura sem a necessidade de acessar cada console para verificar performance, load, latência e afins. Tudo isso sem custo adicional ou qualquer subscription.

Uma das vantagens iniciais do uso da ferramenta é que não é necessário licenciamento para o Purestorage nem para a VMware e a integração é suportada em ambos fabricantes.

Um assunto que sempre tem dominado ambientes de tecnlogia são as segurança dos dados e o tempo de restore em caso de ataques cibernéticos. Cabe aqui informar também, que o VMware vSphere Client tem suporte nativo para utilização do Purity SafeMode o que possibilita rápido recovery de dados e com total segurança. Estamos falando de uma simples ferramenta que pode ser feita o deploy em minutos e, que ao longo do uso se torna um facilitador para a linha de troubleshooting de problemas na camada virtualização bem como garante segurança dos dados com a utilização do Purity SafeMode. Tudo isso em único ponto de acesso e comum único painel global de todo o ambiente Purestorage, vSphere (hosts) , vm´s, datastores, safemode, upgrade de Purestorage self service e muito mais.

De momento, somente são suportados ambientes VMware não suportando RedHat RHEV e Hyper-V. Talvez em futuras releses já estaram presentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pure Storage: Porque é um Storage diferente.

Pure Storage vSphere plug-in para FlashArrays

Pure Storage NDU - Non Disruptive Upgrade