SafeMode – Proteção Contra Ataque de Ransonware

Porque e, o que é o FlashArray SafeMode



Habilitar o FlashArray SafeMode nos storages da Purestorage consiste em garantir um rápido retorno em caso de os seus dados serem criptografados por ataque de ransonware. É garantir que a imagem da empresa-cliente não será manchada. Que a reputação será mantida. Que os valores financeiros atribuídos a empresa não serão afetados tampouco perderão valor de mercado.

Consiste em uma estratégia muito simples habilitar o FlashArray SafeMode. Mas antes irei explicar o que é o FlashArray SafeMode: solução altamente confiável da Purestorage incorporado ao código do sistema Operacional, por assim dizer, o Purity. Não é necessário licenciamento, tampouco algum tipo de subscrição ou custos adicionais. Atributos já bem explorados pela a Purestorage em seus produtos. Pois toda a linha de soluções de Storages são entregues para o cliente com as features habilitadas.

Voltando ao FlashArray SafeMode, a feature trabalha de forma simples e robusta. Uma vez habilitado o FlashArray SafeMode irá proteger volumes, snapshots, diretórios de arquivos, pods (ActiveCluster), protection groups (irei falar sobre em outro post) e etc. Imagine um cenário que por uma pequena desatenção possa causar uma exclusão de um volume involuntariamente e que só foi notado após 24hs?. Trágico!. Por padrão, no Purestorage, quando é deletado um objeto (volume por ex) ele irá para uma área de espera, chamada Eradication no qual  possuí um temporizador de 24hs ou mais. Após este período os dados serão deletados em definitivo. Este recurso é muito bom para uso dos administradores de storage, por conta de exclusão involuntária. Agora imagine que um hacker explore uma vunerabilidade e consiga acesso ao storage e criptografe todo o ambiente. Certamente o ambiente virtualizado e volumes entregues paras hosts e/ou aplicações ficaram indisponíveis comprometendo a empresa como um todo.

Com o FlashArray SafeMode isso não será um problema de longo prazo e, sim de minutos uma vez que os dados replicados para o ambiente seguro da Purestorage estarão imutáveis. O FlashArray SafeMode não permite se quer que o Administrador do storage provoque a exclusão de um objeto protegido pelo o SafeMode.

O único método para erradicar é com uma chamada em conferência para suporte, com duas pessoas nomeados e seus respectivos PINs. Se um invasor de alguma forma adquirisse credenciais de administrador, ele não conseguiria erradicar objetos. A imutabilidade dos snapshots impede que os estes sejam alterados e o FlashArray SafeMode impede a erradicação maliciosa pelo o hacker.



Habilitando o FlashArray SafeMode

  1. 1.       Entrar em contato com o Suporte da Purestorage e solicite a ativação.
  2. 2.       Analisado o pedido, será necessário uma videoconferência para a ativação.
  3. 3.       O gerente da Conta da Purestorage irá compor a conferência.
  4. 4.       O cliente deverá nomear até 5 pessoas que não sejam os administradores do storage.
  5. 5.       Durante a videoconferência serão enviados PIN de 6 dígitos para as pessoas de confiança.
  6. 6.       Depois disso o suporte da Purestorage irá ativar o FlashArray SafeMode.

Simples, rápido, seguro e pró-ativo.

O FlashArray SafeMode é, e deve fazer parte de reuniões com o time de segurançã de qualquer empresa, mesmo que ela tenha somente storage em Cloud, pois a Purestorage está no marktplace dos prinicipais players Globais de Cloud.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pure Storage: Porque é um Storage diferente.

Pure Storage vSphere plug-in para FlashArrays

Pure Storage NDU - Non Disruptive Upgrade