Purestorage e Mercedes-AMG Petronas F1
Considerando o pequeno universo que me veio para a escrita deste
texto e, observando atentamente cada teste livre de F1 da Mercedes-AMG pude
observar que os carros, obviamente tem centenas de sensores (nossos carros de
touring têm inúmeros também) para coletar dados e não somente armazená-los como
também para entregar em tempo real para o grupo imenso de engenheiros,
estrategistas de cada piloto, para o time da fábrica, para os parceiros e toda
a cadeia de desenvolvimento de F1. É um absurdo pensar em como estes dados tem
que serem coletados e entregues em formato gráfico para cada área do time de
F1.
Para que tudo seja consolidade em um único dashboard de cada
setor do time é necessário um armazenamento confiável, seguro, com altíssimo
desempenho e densidade escalável. Pensando nisso a Mercedes-AMG fez parceria
com a Purestorage para utilizar seus storages para armazenar todos os dados dos
quais falamos. Cada sensor fixado em pontos estratégicos do carro coletam
informações com riqueza de detalhes tanto em túnel de vento (para uso na
aerodinâmica do carro de F1) como em testes pré temporada, durante a temporada,
pós temporada e etc. Observem na ilustração abaixo que existem 3 sensores de
coleta, no entanto são mais de 200 em todo o carro, inclusive no cockpit do
Lewis Hamilton, George Russel e Mick Schumacher (piloto de testes).
Cada informação coletada é analisada, medida, testada,
testada denovo, simulada em super computadores que utilizam os Purestorages
como armazenamento. Testada em simuladores de corrida. Depois disso é entregue
a engenharia para analisar novamente e se necessário modificar/desenvolver um
novo conceito e/ou evolução de um componente do carro de F1. Não bastasse tudo
isso, a forma de guiar o carro pode elevar o nível de construção, pois os
pilotos de F1 são peças essenciais para desenvolvimento do carro. Juntando todas estas informações de coleta, análise e medição de cada sensor é possível
alcançar evoluções jamais vistas no setor da formúla F1 e do automobilismo. A Mercedes-AMG pode usufruir de todos estes dados para construir seu próximo protótipo e aumentar sua boa imagem e confiabilidade. No
entanto nada disso seria possível se por trás de todo estes emaranhados de
informações não tivessem estorages com alta confiabilidade e de extremo poder de
desempenho como a família Purestorage que é utilizada pela a Mercedes-AMG. Não a
toa a Mercedes-AMG foi 7 vezes campeã de construtores e 9 vezes campeã de pilotos.
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