Purestorage e Mercedes-AMG Petronas F1

Hoje irei falar sobre a parceria entre a Purestorage e a equipe de fórmula 1 Mercedes-AMG Petronas F1. Uma equipe de F1 têm em sua essência a tecnologia de ponta. A maioria dos inúmeros avanços tecnológicos que temos em nossos carros de turismo (touring) são tecnologias desenvolvidas pelas as equipes de F1. Podemos enumerar várias delas, como por exemplo  as trocas de marcha no volante, suspensão, motores híbridos e etc. O fato é que se adentrarmos no universo da tecnologia inseridas nos modelos de carros da F1 veremos como é importante a análise de dados em tempo real de qualquer que seja tecnologia desenvolvida para o carro ser mais confiável, como a aerodinâmica que é de extrema importância para a evolução do carro durante um sprint de corrida, durante a qualificação para a fila e largada e principalmente durante a corrida.

Considerando o pequeno universo que me veio para a escrita deste texto e, observando atentamente cada teste livre de F1 da Mercedes-AMG pude observar que os carros, obviamente tem centenas de sensores (nossos carros de touring têm inúmeros também) para coletar dados e não somente armazená-los como também para entregar em tempo real para o grupo imenso de engenheiros, estrategistas de cada piloto, para o time da fábrica, para os parceiros e toda a cadeia de desenvolvimento de F1. É um absurdo pensar em como estes dados tem que serem coletados e entregues em formato gráfico para cada área do time de F1.

Para que tudo seja consolidade em um único dashboard de cada setor do time é necessário um armazenamento confiável, seguro, com altíssimo desempenho e densidade escalável. Pensando nisso a Mercedes-AMG fez parceria com a Purestorage para utilizar seus storages para armazenar todos os dados dos quais falamos. Cada sensor fixado em pontos estratégicos do carro coletam informações com riqueza de detalhes tanto em túnel de vento (para uso na aerodinâmica do carro de F1) como em testes pré temporada, durante a temporada, pós temporada e etc. Observem na ilustração abaixo que existem 3 sensores de coleta, no entanto são mais de 200 em todo o carro, inclusive no cockpit do Lewis Hamilton, George Russel e Mick Schumacher (piloto de testes).

Cada yoctosegundo se juntam a milhares de outros para “tirarem” milissengudos e depois segundos de diferença entre as equipes. Estamos falando de algo muito veloz na coleta e na entrega para a engenharia toda.

Cada informação coletada é analisada, medida, testada, testada denovo, simulada em super computadores que utilizam os Purestorages como armazenamento. Testada em simuladores de corrida. Depois disso é entregue a engenharia para analisar novamente e se necessário modificar/desenvolver um novo conceito e/ou evolução de um componente do carro de F1. Não bastasse tudo isso, a forma de guiar o carro pode elevar o nível de construção, pois os pilotos de F1 são peças essenciais para desenvolvimento do carro. Juntando todas estas informações de coleta, análise e medição de cada sensor é possível alcançar evoluções jamais vistas no setor da formúla F1 e do automobilismo. A Mercedes-AMG pode usufruir de todos estes dados para construir seu próximo protótipo e aumentar sua boa imagem e confiabilidade. No entanto nada disso seria possível se por trás de todo estes emaranhados de informações não tivessem estorages com alta confiabilidade e de extremo poder de desempenho como a família Purestorage que é utilizada pela a Mercedes-AMG. Não a toa a Mercedes-AMG foi 7 vezes campeã de construtores e 9 vezes  campeã de pilotos.

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